quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Igreja de São Sebastião, padroeiro do Abraão-Ilha Grande

                A  Igreja de São Sebastião na primeira metade da década de 40

              
Ela fica localizada na praça principal da Vila do Abraão e tem cerca de 150 anos de existência. Foi construída antes da visita de D. Pedro II a Ilha.Durante o império  surgiu a necessidade de se construir um novo lazareto (uma espécie de hospital para imigrantes), em lugar apropriado para abrigar viajantes e imigrantes portadores de cólera , normalmente contraída nos navios
Alguns estudos vinham sendo feitos nesse sentido quando o Imperador Dom Pedro II, no dia 5 de dezembro de 1863, fez sua primeira  à Angra dos Reis. Em seu Diário de Viagem, que se encontra no Museu Imperial de Petrópolis, onde registrou, com desenhos e textos, a sua passagem pela Ilha Grande, não escondendo o seu deslumbramento pela beleza da Ilha. É possível que mais tarde, quando se decidiu o lugar onde deveria ser construido o Lazareto, tenha prevalecido a sua vontade.
Após sua estadia na Enseada das Palmas a frota parou na Enseada do Abraão e sua majestade pernoitou na Fazenda do Holandês. No Abraão, Dom Pedro II deu ao devoto Manoel Caetano de Lima uma esmola para a Capela em construção (a Igreja da praça central) cujo padroeiro é São Sebastião.
Em 1884, a Coroa  adquiriu a Fazenda do Holandês e logo em seguida a de Dois Rios.



 A propriedade da fazenda do Holandês estava compreendida entre a Praia Preta até a atual Pier de Atracação do Abraão. Esta área ainda hoje é depropriedade do Governo Federal.

               A Igreja de São Sebastião é referência histórica e cultural da Ilha Grande. 


A Igreja de São Sebastião, hoje
                                  
  Fotos:
Igreja década de 40, acervo de José Carlos Marcílio, filho de Laert Marcílio Manhães funcionário do presídio -CADF.
Foto recente da Igreja - www. ilhagrande.com

Um comentário:

  1. Meus avós são de ilha grande e gostaria de saber onde posso encontrar informações sobre moradores e imigração pois não sei de onde eles eram, todos eram loiros de olhos azuis

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO