terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resgatando a história - 7

Produzida em 2010, do acervo de Juarez Alagão.
Nesse  sobradinho, inaugurado em 1942, quando o presídio foi transferido de Fernando de Noronha para a praia de Dois Rios, Ilha Grande, funcionou a estação radiotelegráfica e residência do Cyro Manhães. As operações radiotelegráficas, na primeira metade da década de 1940, eram operadas por intermédio do código Morse, um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação com o auxílio de outro sinal codificado, enviado intermitentemente, desenvolvido por Samuel Morse em 1935. Aqui, em 1958, foi instalada a nova escola de Dois Rios. Duas professoras tiveram atuação destacada nesse período, na nova escola: Edonée Esteves Demutti e Elcy Teresinha Couto. Atualmente, esse prédio, como todo o conjunto arquitetônico de Dois Rios, está depredado, o que é uma lástima, causando aos saudosos ex-moradores um sentimento de pena, desde a desativação e implosão do presídio, em 1994, no governo Brizola.




Texto de Oli Demutti Moura, O Polaco, filho de Ivo Moura, antigo servidor do Presídio




NOTAS DO BLOG:


1. O Coronel Nestor Veríssimo, 1º Diretor da Colônia Agrícola do Distrito Federal (CADF-1942), morou nessa casa até o seu falecimento. Não sei o motivo pela não ocupação da casa destinada ao Diretor, levanto duas hipóteses:
 1ª-  a casa não estava ainda em condiçôes de moradia; 2ª - o Coronel queria ficar mais perto dos companheiros de                      Fernando de Noronha.
2-Edonée Esteves Demutti é esposa de Oli Garcia Demutti, antigo funcionário do presídio.
3-Elcy Teresinha Couto é filha de Januário Couto e 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO