quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Lazareto-Abraão

                             
                                   
   Na colina ficavam os edifício para as primeira e segunda classe


LAZARETO-ABRAÃO







Define-se  um Lazareto como um prédio em lugar isolado ou navio fundeado (lazareto flutuante) onde se mantinham em quarentena passageiros e tripulantes de navio  suspeito de conduzirem  pessoas com doenças contagiosas.
     Na segunda metade do século  XIX, a cólera -morbo e outras doenças contagiosas   se espalhavam pelo mundo, preocupando o Governo.Então cumprindo um decreto  de 1881, nomeou-se inicialmente uma comissão para escolher um local  ideal, na costa do Rio de Janeiro.
 À beira do mar o pavilhão destinado aos de terceira de classe.
      Entre  vários locais sugeridos,  entre elas  a Enseada de Cabo Frio, a Vila de Sepetiba, a Enseada de Jurujuba, decediu-se pela Enseada do Abraão, na Ilha Grande,Uma série de aspectos positivos favoreceram para a escolha do local :

  1. Sua localização geográfica, permitia o total isolamento do continente.
  2. A Enseada do Abraão proporcionava  abrigo seguro para vários navios
  3. Os  "ventos favoráveis à renovação do ar"
  4. Área suficiente em terra , com solo nivelada , apropriado para o assentamento de todo o complexo .
  5. Abundância de água pura oriundo de  rio encachoeirado.

     O Lazareto foi criado entre os anos de 1884 e 1886 e a intenção  era delimitar o espaço, na Instituição, obedecendo a separação por categoria já existente no navio. Entenda-se por categoria , cidadãos  de primeira, segunda e terceira classes. Na primeira classe viajavam os de maior poder aquisitivo, na segunda grupo menos seleto, mas diferenciado da terceira  que era composta por camada mais baixa da sociedade.
      Então, os prédios do Lazareto foram construídos objetivando essa separação. O prédio destinado a terceira classe ficava bem próximo ao mar e acomodava 500 pessoas em salões possuindo, ainda, um pátio interno. Os dois prédios da primeira  classe ficavam na parte de cima da colina, possuíam 16 quartos com banheiros privativos e logo abaixo ficavam os outros dois prédios, com acomodações mais simples, destinados aos passageiros de segunda classe. O conforto era privilégio daqueles que possuíam  maior poder econômico, como nos dias de hoje..... nada mudou....
     Essas desigualdades e diferenças sociais  continuariam presentes nas Instituições criadas na Ilha Grande, desde o Lazareto até aos Presídios criados logo após.

Fontes: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
             Fernanda de Moraes Costa
             José Carlos Melo - 
              http://guiajosecarlosmelo.blogspot.com



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO