segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resgatando a história - 5

Posted by PicasaImagem fotográfica, de outro ângulo, registrando a festa de 7 de Setembro de 1945, Dois Rios, Ilha Grande. O primeiro da esquerda, saboreando uma gostosa costela, de terno e gravata listrada, é o major Heitor Coimbra, que foi um competente administrador da Colônia Agrícola do Distrito Federal, entre setembro de 1944 e outubro de 1945, quando Getúlio Vargas foi deposto. Ao fundo, no centro da foto, observa-se a casa do senhor Milton Pereira de Souza, chefe do almoxarifado, casado com a senhora Marcolina, pais do Toinho, Tatá, Marcelo e Miltinho. Ressaltem-se, mais uma vez, a elegância e o refinamento do modo de vestir-se, não só das senhoras, como também dos funcionários. A maior parte era formada por servidores que participaram daquilo que foi a epopeia da transferência de Noronha e a fixação na Ilha Grande, com sucessões de eventos extraordinários, ações gloriosas, feitos memoráveis de uma sociedade humilde, porém evoluída, composta por uma população heterogênea de gaúchos e nordestinos, tão distantes das suas raízes. Nesse conjunto de habitantes, destacavam-se os habilidosos caipiras, os nativos da ilha, com artesanatos e pratos típicos.

Texto de Oli Demutti Moura (Polaco), filho de Ivo Moura antigo funcionário do Presídio.
Ivo Moura assim como o meu  pai Milton Pereira, faziam parte  do grupo de servidores que nos idos de 1942 foram transferidos de  Fernando de Noronha para a Ilha Grande numa  fantástica viagem de navio que um dia publicarei aqui no BLOG. 




A foto acima estampada, gentilmente cedida, pertence ao acervo familiar da senhora Irma Coimbra Meneghello, filha do major Heitor Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO