domingo, 3 de janeiro de 2010

Estrada Abraão-Dois Rios

   Desde sua  implantação, em 1894 ,o transporte de presos e mercadorias para a Colônia Correcional Dois Rios (CCDR) era feito por meio de navio a vapor que normalmente fazia a rota Rio-Santos .
    A ligação entre Dois Rios e Abraão era feita no lombo de burros utilizando-se o caminho que é a atual "estrada".. Na foto ao lado vemos  um trecho da estrada , exatamente o mais perigoso  e conhecido como a curva da morte. Ao fundo a bela visão da Enseada do Abraão.


Na foto a esquerda  mostramos uma foto muito antiga, não sei precisar a data, onde vemos uma turma de presos trabalhando na conservação da estrada, costume que continuou até  a extinção do Presídio. À margem da estrada, no trecho do lado da Colônia, existia uma britadeira, operada por presos, que fornecia britas para a conservação da estrada (tapa buracos). Tenho lembrança que os presos temiam serem escolhidos  para a "turma da estrada" que junto com o "tombo da lenha" (derrubada de árvores para abastecimento de lenha para o presídio) eram serviços bastante pesados e acredito penosos.As fugas de presos dessas turmas, por motivos óbvios, eram muito frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO