quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

COLÔNIA AGRÍCOLA DO DISTRITO FEDERAL-1942

COLÔNIA AGRICOLA DO DISTRITO FEDERAL
Para descrever essa foto histórica nada melhor do que o nosso amigo e colaborador Polaco, escreveu ele:
"Toinho, envio uma das fotos mais antiga da Colônia. Possivelmente foi produzida em 1942, quando chegamos em Dois Rios. Repare que não havia nem o traçado das ruas, e muito menos, meio fio.Ao fundo, está o Presídio. Nessa fotografia aparecem, da esquerda para a direita, eu (Polaco), meu pai (Ivo Moura) ea Zeli (minha irmã). Eu Deveria estar com uns 2 anos de idade, inclusive com uma chupeta na boca. A Zeli já tinha 4 anos. Essa é do fundo do baú. Não sei se vai dar para Reproduzir não seu Blog .. Polaco "

Nota: A família Moura chegou na Colônia, vindo de Fernando de Noronha, em 1942 junto com outras famílas, inclusive a minha. Seu pai, Ivo Moura era um conceituado funcionário da Instituição
Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Esta, entre todas as fotos que estou vendo, me deixam emocionada, pois também vivi passando em Dois Rios quando meu pai trabalhou também no presídio (1953 à 1963). Atualmente, meus pais estam com 75 anos e vivem em Parnaioca, onde também vimos todos indo embora por falta de recursos e fulga de presos (época estadual). Hoje temos o turismo, que garante uma certa sustentabilidade para o lugar. Vivo passando por Dois Rios, afinal é caminho para quem segue para Parnaioca. Mas gosto muito de Dois Rios também, pois a cada vez que passo por lá, lembro-me de como a praça era conservada e tudo funcionava de forma mais harmonica.
    Todo o nosso legado é precioso demais... Infelizmente muitos não ligam para a historia que ainda nos é muito viva, principalmente quando deparamos com fatos e fotos como as suas.
    Gde abraço desta conterrânea que muito preza por pessoas como vc que guarda coisas nesse baú.
    Janete - filha do João e da Da.Zaira
    Parnaiocanos natos.

    ResponderExcluir
  2. Achei legal este seu blog.Sou frequentador assiduo da colônia, inclusive trabalhei prestando serviço para a UERJ no centro de pesquisa. conheço alguns moradores da colonia acho que
    Você deva conhecer também como o Dica, o goró a Teresa e o seu Julio ex presidiário do bar
    e o Joaquim este já falecido.Uma das coisa que mais me facina em Dois Rios é a tranquilidade e a pesca já que das vezes que pesquei fisquei alguns budiões.Me chamo Roberto alguns me chaman de "pescador"
    Que eu estive

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO