sexta-feira, 9 de março de 2012

Lanchas Nestor Veríssimo e Ten. Loretti

Abaixo, foto do acervo de Sérgio Demutti (1) (Jundiaí-SP), mostrando o cais do Abraão – Ilha Grande, onde aparecem atracadas as duas lanchas: Nestor Veríssimo e Tenente Loretti.  

Na imagem observam-se apenas as partes das “popas” das lanchas (partes posteriores das embarcações, opostas às proas, onde se localizam os lemes).

A lancha Nestor Veríssimo foi construída no estaleiro da Vila de Dois Rios – Ilha Grande, local da Colônia Agrícola do Distrito Federal, com a participação do senhor Sérgio Augusto Esteves (2), avô do Sérgio Demutti.


A construção da Nestor Veríssimo em 1945, na época em que o presídio era dirigido pelo major Heitor Coimbra, foi uma das mais justas homenagens prestadas ao coronel Nestor Veríssimo (Cruz Alta-RS – 28/04/1890 – 28/02/1944), que vindo da direção do presídio de Fernando de Noronha, foi diretor da Colônia Agrícola do Distrito Federal entre 1942 e 1944, quando deixou o cargo em face da morte inesperada a que foi acometido.

Notas do Blog:
(1) Sérgio é filho de Oli Garcia Demutti e Dona Edonée, ele funcionário do antigo presídio e ela professora.

(2) Sérgio Augusto Esteves, funcionário do presídio e pai de Dona Edonée, casada com Oli Garcia Demutti, era mestre marceneiro e fazia parte da equipe chefiada por um  preso político,Oficial da Marinha, apelidado de Bene (não sei o nome certo).  O barco foi construído em Dois Rios num dos barracões da praia, cujo lançamento ao mar , numa bela manhã de mar calmo, tive o prazer de assistir. Eu tinha na época 9 anos.
A "Nestor" era uma lancha mais ou menos do porte da   Ten. Loretti   e faziam o transporte  de passageiros e mercadorias para o presídio.


 
Posted by Picasa
Foto rara, onde aparecem , juntas, as lanchas  Nestor Veríssimo ( a da esquerda) e Ten Loretii, atracadas no pier do Abraão. Ao fundo o famoso Pico do Papagaio.

Um comentário:

  1. parabens pela exelente postagem, esse era os bons tempos de nossa eterna ilha grande tempos esses que e natureza era respeitada bem diferente dos dias de hoje em que os ricos com suas belas mansoes estam sufocando a essencia desse paraiso

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO