Foto produzida por um lambe-lambe, em 1943, na Praça Monroe, em frente à Rua do Passeio (Cinelândia-Rio de Janeiro), onde aparecem - da esquerda para direita - a senhora Lia, (esposa do médico de presídio, doutor Cândia), Célia Demutti Moura (esposa de Ivo Moura) e Ivo Moura. Ressalte-se a elegância no modo de vestir-se das senhoras, assim como como o chapéu (peça obrigatória no vestuário masculino, obrigatório na década de 1940 ) e o jaquetão, aquele alinhado paletó trespassado na frente, do Ivo Moura.
Essa imagem, certamente, foi obtida por ocasião da saída ou entrada no Cine Metro-Cinelândia, que projetava os melhores filmes cinematográficos produzidos pela MGM, famosa empresa norte-americana Metro-Goldwin-Mayer Inc, fundada em 1924, envolvida com a produção e distribuição de filmes. Como, por exemplo, o filme " E o vento levou", de 1939, com Clark Gable e Vivien Leigh.
Era comum, naquele momento, o uso das melhores vestimentas, quando as pessoas se dirigiam às luxuosas salas de projeções de filmes. A frequência aos cinemas, no passado, além de diversão, significava um verdadeiro desfile de modas.
Notas do Blog:
(1) Ivo Moura foi funcionário da administração do antigo presídio e pai de nosso amigo e contemporâneo, Oli Demutti Moura-O Polaco, autor do texto acima.
(2) Foto do acervo de Oli Demutti Moura-polaco
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO