quarta-feira, 14 de março de 2012

Elegância requintada

Foto produzida por um lambe-lambe, em 1943, na Praça Monroe, em frente à Rua do Passeio (Cinelândia-Rio de Janeiro), onde aparecem - da esquerda para direita - a senhora Lia, (esposa do médico de presídio, doutor Cândia),  Célia Demutti Moura (esposa de  Ivo Moura) e  Ivo Moura. Ressalte-se a elegância no modo de vestir-se das senhoras, assim como como o chapéu (peça obrigatória no vestuário masculino, obrigatório na década de 1940 ) e o jaquetão, aquele alinhado paletó trespassado na frente, do Ivo Moura.
Essa imagem, certamente, foi obtida por ocasião da saída ou entrada no Cine Metro-Cinelândia, que projetava os melhores filmes cinematográficos produzidos pela MGM, famosa empresa  norte-americana Metro-Goldwin-Mayer Inc, fundada em 1924, envolvida com a produção e  distribuição de filmes. Como, por exemplo,  o filme " E o vento levou", de 1939, com Clark Gable e Vivien Leigh.
Era comum, naquele momento, o uso das melhores vestimentas, quando as pessoas se dirigiam às luxuosas salas de projeções de filmes. A frequência aos cinemas, no passado, além de diversão, significava  um verdadeiro desfile de modas.

Notas do Blog:

(1)  Ivo Moura foi funcionário da administração do antigo presídio  e pai de nosso amigo e contemporâneo, Oli Demutti Moura-O Polaco,  autor do texto acima.
  (2) Foto do acervo de Oli Demutti Moura-polaco
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO