terça-feira, 25 de maio de 2010

Tenente Loretti : Por quê "Lancha-Cadeia" ?


LORETTI 2
Adicionar legenda
LORETTI12

A lancha Tenente Loretti foi construída pelo Arsenal de Marinha do Brasil em 1910 . Feita com madeira de peroba do campo, tem cerca de 19 metros de comprimento total, l5 metros de boca
 e 2 metros de pontal
Pertencia a Marinha Brasileira  e foi doada para o Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro em 1937 a pedido do Tenente Victorio Canepa, diretor do presídio, ainda na Vila do Abraão, que precisava de uma lancha para transporte de alimentos e presos que vinham do Rio de Janeiro (Praça XV).  O transporte de material para a construção do novo presídio na Colônia de Dois Rios, infelizmente "implodido" no goveno de Leonel Brizola, também foi feito 
pela Loretti que com o decorrer do tempo, tornou-se querida  pelas comunidades do Abraão e da Colônia de Dois Rios, pelos inestimáveis serviços prestados.


Portanto o termo,  “Lancha –Cadeia” não se coaduna com os outros relevantes serviços prestados pela Loretti. como: transporte de moradores e funcionários do presídio nas emergências médicas, transporte de presos para atendimento hospitalar em Angra do Reis, várias missões de salvamentos e resgates, abastecimento logístico de alimentos, combustíveis e cargas diversas.
Quero prestar aqui uma homenagem ao velho Mestre  da Loretti, Constantino Kokotoz,  que participou de todas essas  missões nos últimos 60 anos até o Presídio ser desativado em 1994.
Aplaudimos a iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis em reformá-la para o transporte de turistas, dando assim um serviço menos "cansativo" para a valente e querida embarcação de saudosas recordações e livrando-a da destruição e esquecimento, como se fez com o presídio de Dois Rios (Colônia Penal Cândido Mendes) em 1994.




5 comentários:

  1. shou de bola eu tive o prazer de lemear esta lancha de mangaratiba a ilha grande em 1998 com o meu tio cosme apelidado de miminho inspetor aposentado do presidio da ilha grande que é tambem sobrinho do grandioso costantino cokotos

    ResponderExcluir
  2. na tente loretti estava meu tio miminho o neivaldo mario conhecido como irmão o meu grande amigo infelismente já falecido paulinho o ivan e meu pai o j.luiz o cupim da CBMERJ,e grande amigo gilberto, tempo bom que não vouta nunca mais tenho boas recordações da ilha grande que frequento ate hoje, não se compara para a decada de 80 e 90 pois nasci em 19,02,1985. ilha grande paraizo ecologico tenho bons amigos que ainda se encontran lá andre, arthur bombeiro, juninho, enição, cleber, felipe udo, thedy, descupas se eu esqueci de alguen um forte abraço e saude para todos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente trabalho. Sou neto de D. Xixica e seu Pedro, que são pais de Olavo dos Santos Ildefonso ( O Lico) e Pedro Ildefonso ( O Tuti). Os dois, juntos com Miminho e Honorato (O Panela...O homem da bóia), foram parte da tripulação do Loretti, meu tio Lico foi durante muitos anos o comandante da embarcação.

    Por conta do destino, a última missão de resgate realizada pelo Ten. Loretti foi resgatar a mim e um grupo de mais 3 amigos, em um quase naufrágio para fora da ponta da Marambaia.

    Atualmente o Ten. Loretti está apodrecendo, infelizmente, no cais de Angra dos Reis. Este barco deveria virar museu.

    Abraços
    Luciano

    ResponderExcluir
  4. parabeniso tbm a prefeitura de angra em pela iniciativa, sou sobrinho do tio ademar que pilotava a lorette e tempo bom.

    abraços.

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode me dar alguma informação sobre o Seu Nêca
    que também trabalhou na Loretti ?

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO