sábado, 14 de agosto de 2010

João Goulart Coimbra-Biografia

 
João Goulart Coimbra, gaúcho de Itaqui, nasceu em 1916, filho do major Heitor Coimbra, foi diretor da Colônia Agrícola do Distrito Federal de 1951 até 1954. Com exemplar probidade administrativa, exerceu a direção daquela instituição prisional de forma competente, registrando a lembrança de uma das melhores gerências no serviço público. A principal obra, entre tantas outras, como dirigente do presídio de Dois Rios, foi a construção de um ambulatório médico para os servidores e familiares, inaugurado com a presença do ministro da Justiça, Tancredo Neves. Líder e destemido, era respeitado por todos os funcionários, para os quais dispensava carinho, atenção e amizade. Responsável pela guarda e bem-estar dos presos, obrigação da qual nunca se eximiu, foi considerado um “carcereiro humanitário”. Era um homem bom, justo e humano. Ao deixar a direção da CADF, após a morte do presidente Getúlio Vargas, de quem foi correligionário, desempenhou diversas funções públicas, destacando-se a administração do porto de Angra dos Reis, quando Roberto Silveira foi governador do Estado do Rio de Janeiro. Dotado da faculdade natural da oratória, com a arte da notável eloqüência, atuou na política de Angra dos Reis, elegendo-se vereador em 1958 pelo PTB, partido pelo qual tinha grande admiração, em dupla com o deputado federal Jonas Bahiense. Entre 1962 e 1969, esteve por Brasília, onde ocupou importantes cargos junto ao Governo do Distrito Federal. Ao final de 1969, como servidor do quadro efetivo do INCRA, foi transferido para o Rio de Janeiro. Ainda jovem, aos 54 anos, João Coimbra faleceu em 1970, deixando a viúva, dona Dinah, e três filhos: Marco Aurélio, Mauro e Moacir.

Agradecemos ao nosso companheiro e contemporâneo, Oli Demutti Moura - Polaco que com sua ajuda tornou possível a postagem dessa biografia.

Um comentário:

  1. Bem,não peguei eese diretor.Papai foi vice na epoca que o Capitão Maldonado foi Diretor.Sua esposa chamava-se Deolinda e tinha 1 filha com nome de Rosana

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO