quinta-feira, 29 de abril de 2010

Igreja (Capela) Nova-Dois Rios





A Capela de Nossa Senhora dos Homens, construída em 1938, é um patrimônio local especialmente valorizado pelos moradores da Ilha e foi totalmente restaurada. Já a Casa para Cultos Evangélicos será implantada em um imóvel onde funcionava a antiga oficina mecânica do presídio”.








O texto acima  foi publicado pelo Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável - CEADS, mas faz-se necessário  esclarecimentos de forma que alguns fatos sejam preservados.

A HISTÓRIA






A  imagem acima é da atual Igreja da Ex-Colônia Dois Rios que foi construída, alterando-se a estrutura do antigo Grupo Escolar.
 O prédio  do antigo Grupo Escolar já existia, quando da instalação da Colônia Agrícola do Distrito Federal (CADF) (Ler texto)  em 1942  e já fazia parte, acredito, do complexo da antiga Colônia Correcional Dois Rios(Ler texto).  O blogueiro aqui, hoje com 74 anos estudou nesse Grupo Escolar,  pois cheguei na Colônia em 1942.
  O presídio da  Colônia Agrícola do Distrito Federal foi inaugurado  em 1942 e sua cúpula administrativa  era composta por   funcionários oriundos do antigo presídio do Arquipélago de Fernando de Noronha.  Eram várias as profissões e funçôes dos referidos funcionários meu pai, Milton Pereira de Souza, fazia parte desse  dedicado grupo, comandado pelo Coronel Nestor Veríssimo, seu primeiro Diretor(Ver biografia).
Para concluir:  A velha Capela  que existia na Colônia, foi demolida (mais uma destruição e com ela parte da história do lugarejo) situava-se  num "morrete" próximo à entrada das palmeiras. A vista da Colônia observada de lá era linda,  Infelizmente não sei informar qual  era o nome do Santo Padroeiro da referida Capela, “Nossa Senhora dos Homens” ? Talvez.

Veja a foto do Grupo Escolar de 1958, com os alunos e professoras  posando em frente (click para ver). Viram bem ? agora fechem as laterais da antiga Escola, coloquem uma torre  e pronto: Virou a bela Capela de hoje.

 Foto cedida por Juarez Gustavo Amorim de Alagão


Um comentário:

  1. Souza Neto,
    O seu blog é maravilhoso, muito interessante, especialmente para quem, como eu, estuda prisões e a Ilha Grande. Sabe dizer por que a escola foi desativada? E se outra escola foi instalada na Vila de Dois Rios? Obrigada. Elizabeth

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO