segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cemitério da Colônia Dois Rios

 
CEMITÉRIO DA COLÔNIA DOIS RIOS

Hoje resolvi escrever sobre o  cemitério da Colônia Dois Rios  devido ao
estado de abandono em que ele se encontra, por descaso  e  evidente  falta de sensibilidade das autoridades que administram o que restou da Colônia.
PICT1167Cemiterio
Tentam apagar da memória do povo tudo  que se
relaciona ao "Presídio da Ilha  Grande" que foi a
mais importante instituição prisional do Brasil,
que cumpriu, com erros e acertos, a sua
finalidade dentro do sistema carcerário do
País.
Dos seus antigos funcionários e familiares, que lá trabalharam e residiram por anos a fio, com dificuldades e riscos, nada se escrevem ou reconhecem, mas
se louvam  bandidos "famosos", facínoras e
desordeiros. Alguns políticos corruptos e "personalidades" importantes   também são glorificados mas que, pensando bem ,  talvez merecessem o mesmo tratamento aplicado aos presos ditos "comuns".

Depois desse desabafo de uma pessoa, hoje com
74 anos, filho de um antigo funcionário  e que viveu na Colônia   parte de sua infância e
adolescência, vamos ao assunto principal:


Acho eu que, pelo menos com os nossos mortos, deveriam os atuais administradores  terem mais respeito com os mortos.  Não interessa que presos, funcionários, parentes ou caiçaras estejam lá sepultados. afinal de conta todos somos filhos de Deus e que,  em algum momento de suas vidas, foram pessoas importantes e queridas para  algumas pessoas.
Realmente o estado em que se encontra o
pequeno cemitério é lastimável. O mato toma
conta de tudo, lápides destruídas, cruzes 
quebradas em fim: abandono e desleixo total.
Se não sabem onde fica o cemitério, deixo aqui uma pista:  peguem  a ex-estrada que dá ou dava acesso à  Parnaióca, usina hidrelétrica (existia uma aí, sabiam ? ) e passando o ex-presídio dobrem à esquerda e após pequena subida sinuosa chega-se lá.
Prometo que, apesar de tudo,  vão encontrar um
local com um visual lindo, como  costumam  ser
todos os locais de nossa querida "Colônia" que,
certamente, não conseguirão destruir.

Com o decorrer do tempo postarei mais algumas
imagens do cemitério e arredores, lindos.

4 comentários:

  1. Sou testemunha deste abandono. Já havia passado diversas vezes pelo acesso ao cemitério à caminho da Parnaioca sem perceber. Visto o seu atual estado de abandono, é preciso procurar com muita atenção a trilha que leva ao local. Quem me apresentou o mesmo foi a Fernanda Pinho, mas conhecida como "Curuja", que mora na Ilha e trabalha como guardiã do PEIG. Também foi ela quem registrou essas fotos durante a nossa visita. Passamos pelos menos 2 horas andando por ali tentando registrar tudo o que fosse possível, muits vezes removendo com as próprias mãos o mato que cobria completamente as lápides das sepulturas e jazigos, na tentativa de identificar os nomes daqueles que ali encontraram seu descando final. Apesar do seu propósito fúnebre, o lugar é muito bonito, rodeado por uma vista espetacular da mata que circunda a Colônia.
    Só lamento que tudo esteja tão abandondado, ou melhor dizendo, simplesmente esquecido. Acho que um lugar com tamanho significado deveria ser alvo da atenção por parte daqueles que administram Dois Rios atualmente, não apenas pelo seu valor histórico, mas acima de tudo pelo respeito póstumo com aqueles que ali viveram e morreram.

    ResponderExcluir
  2. ninguém que tenha muitos pecados quer ficar lembrando do passado

    ResponderExcluir
  3. É Uma pena tamanho descaso com uma questão tão importante

    ResponderExcluir
  4. Prezado tenho lembrança de quando fui subir o Pico do Papagaio e errei o início da trilha ( a entrada ), acho que passei uns dois quilômetros, foi quando veio um caminhão do presídio, um Volks cinza de carroceria de madeira, havia na boleia o motorista e duas freiras e na carroceria alguns detentos e o diretor do presídio o qual me deu carona de volta e ensinou o início da trilha.Lembro que um detento tinha muita tatuagem. Nunca esquecerei este dia, coloquei um livro de cume no pescoço do papagaio.Lembro que escutávamos os latidos de cachorros vindo do presídio.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO