|
Antes da instalação da Colônia Correcional , a Enseada Dois Rios fazia parte da antiga Fazenda Dois Rios que pertencia à família Guimarâes, tendo sido vendida ao Império em 1894. A propriedade da fazenda estendia-se desde o canto da praia de Santo Antônio, próximo a Lopes Mendes, até o Mar Virado, perto da Parnaióca
A Colônia Correcional Dois Rios foi instalada oficialmente em 1903 que serviu de presídio a pessoas julgadas por crimes comuns e permaneceu assim até 1940 quando começou a receber os presos políticos, transferindo, conseqüentemente, os presos comuns para a recém inaugurada Colônia Penal Cândido Mendes, instalada nas antigas dependências do Lazareto, no Abraão.
Acima fotos do prédio da admistração do antigo presídio. Quando chegamos de Fernando de Noronha em 1942, eu na época com 6 anos, encontramos o antigo prédio ocupado por presos políticos que dividiram o seu interior em pequenos apartamentos.
Sobre os presos políticos, estamos preparando um texto onde destacaremos a atuação deles na vida do presídio como também junto a Comunidade da Vila.
Fotos:
Cyro Manhães, telegrafista, antigo funcionário do presídio.
Agradecemos ao amigo Edison da Neves Manhâes por nos ceder, para publicação, as belas imagens deixadas por seu tio Cyro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO