quarta-feira, 31 de março de 2010

AMOR PELA ILHA GRANDE

DEPOIMENTO
*Juarez Alagão

.
.

BARRA GRANDE 2
Sou apaixonado pela Ilha Grande e fascinado pela sua história. Sempre que tenho a oportunidade, converso com os moradores para saber um pouco mais sobre tanta coisa que aconteceu ali. O interessante é constatar como é difícil conseguir fotos antigas, já li muita coisa sobre o local e todos os autores são unânimes ao comentar sobre a carência de material histórico. Imagino quantas fotos e documentos devem ter se perdido ou simplesmente se estragado devido a má conservação.
Dos residentes da Colônia, já tive o prazer de conversar em várias oportunidades nas minhas várias passagens por lá sempre no bar da Teresa (que fica ao lado do presídio antigo) com o Goró, Luíz, Dica, Pedrinho, seu Júlio (ex-detento) e o Julinho. Este último sempre se mostra muito prestativo ao me explicar os caminhos que levam a alguns recantos escondidos da Colônia, como a antiga usina hidrelétrica por exemplo. Não poderia esquecer da Eliane, dona do bar que funciona no antigo cassino e quem prepara deliciosos pastéis. Povo muito bacana e hospitaleiro!
Apesar de tudo o que se passou ali, Dois Rios continua a ter um clima bucólico e a exercer grande fascínio nas pessoas, quer seja pela beleza natural da sua praia e das montanhas ao redor ou pelo alto teor histórico do local.
Bacana a sua iniciativa de ajudar a preservar a memória deste local da Ilha Grande. Recentemente numa das minhas últimas passagens por lá, eu praticamente testemunhei a queda do que restava do telhado do antigo presídio onde ficaram  ilustres detentos como Graciliano Ramos e Orígenes Lessa, do qual muito em breve só restará ruínas. "E assim vai, a história virando aterro de estrada." É lamentavel que atualmente tudo esteja tão mal conservado e a UERJ, ou melhor, o Estado parecem menosprezar o valor histórico do local, seja pela falta de verba ou interesse. Apesar da excelente iniciativa da criação do Ecomuseu Ilha Grande no local onde funcionava a antiga padaria do presídio, muita coisa deixou de ser feita pelo local desde a desativação do presídio em 1994, assim como pelos seus atuais habitantes, que carecem dos serviços mais básicos. 

* Juarez é nosso amigo e colaborador , frequentador assíduo da Ilha Grande, principalmente a Colônia Dois Rios,a quem agradecemos pela postagem desse  depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO