sexta-feira, 7 de maio de 2010

Velha Capela da antiga Vila de Dois Rios

Capela antiga1

A primeira Capela da “Vila Dois de Rios".

.
Não sabemos nada sobre a data de sua construção, mas sabemos que foi demolida no início da década de 50 e com ela, talvez, parte da história da Vila. Eu Frequentava essa Capela com minha mãe na década de 40 para assistir as raras missas que eram ministradas por um padre que obedecia, acho eu,  um itinerário de visitas às diversas freguesias da Ilha Grande.

Lembro-me do seu interior com poucas imagens. Seu altar era simples, e em um lugar especial, na Sacristia, havia uma redoma de vidro e dentro dela uma escultura que representava uma embarcação. Dizia-se na época que fora deixada ali por alguns tripulantes da referida embarcação,  que numa noite de tempestade e fortes ventos sudoeste a embarcação naufragou e eles, nadando, conseguiram chegar à praia guiados pela luz do cruzeiro da  Capela, no topo do morro. Infelizmente não me lembro do nome do Santo Padroeiro da  Capela e acredito que não se encontre nenhum registro de sua existência, o que particularmente acho lamentável.
O acesso à Capela era feito por um atalho que pode ser visualizado na subida do morrinho onde aparece parte já chegando ao topo.A subida era cansativa para os mais velhos, que se valiam da estrada (Colônia-Abraão) que contornava o morrinho, permitindo um acesso mais suave e menos cansativo. Lembro-me da vista magnífica da Colônia que se vislumbrava lá de cima e tão bem registrada por Cyro Manhães, fotógrafo amador e Chefe da Telegrafia do Presídio.
Com a demolição da Capela fazia-se necessária a construção de uma outra que seria construída dentro da Colônia. Foi aí que surgiu a ideia de se aproveitar a estrutura do antigo Grupo Escolar, que com algumas modificações poderia se transformar em uma bela Capela.

Foto cedida por Edison da Neves Manhães, sobrinho de Cyro manhães autor da imagem.

Um comentário:

  1. Fantástica foto! Interessante perceber como a mata já tomou conta de tudo novamente. Olhando fotos assim, dá vontade de construir uma "máquina do tempo" para viajar rumo ao passado, na ânsia de saciar o inquieto espírito explorador e investigador. De certa forma nosso amigo Toinho tem feito isso, ao construir esse Blog que tem a sorte de poder contar com nobres iniciativas como a do amigo e colaborador Edison Manhães, enriquecendo o mesmo ao disponibilizar esse material tão precioso.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO