terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O naufrágio do navio Commandante Manoel Lourenço

Poucos moradores da Colônia Dois Rios, conhecem a história do naufrágio do Vapor Commandante Manoel Lourenço ocorrido no Saco do Dois Rios em 1927.


O referido navio foi construído em 1897 na Argentina e pertencia ao Lloydde Brasileiro e fazia a linha Rio de Janeiro a Santos, com escalas em Dois Rios (Ilha Grande), Paraty, Ubatuba, Villa Bela (Hoje Ilha Bela) e São Sebastião.


A escala em Dois Rios tinha como objetivo fazer o suprimento de gêneros e transporte de presos para a antiga Colônia Correcional Dois Rios (CCDR) criada em 1903. Por não possuir cais de atracação , as embarcações ficavam ao largo e as mercadorias e passageiros eram transportados até a praia por grandes canoas a remos (de 10 a 15 metros de comprimento por mais ou menos 1,5 m de largura) conduzidas pelos presos.


Numa dessas viagens, em 16-03-1927 o Navio estava ancorado junto as duas Ilhas da Enseada Dois Rios e como era de costume, descarregando mantimentos e transportando 34 presos . De repente a embarcação foi acossada por um violento temporal e acabou por encalhar jogado sobre as lajes por um forte Sudoeste . Apesar de todos os esforços para salvar a embarcação, na madrugada do dia 17 ela adernou e afundou causando a morte do seu Piloto e de um Taifeiro.



Fonte: Maurício Carvalho


WWW.naufragiosdobrasil.com.br

Esse é o local onde se encontra  os destroços do Commandante Manoel Lourenço.Ele encalhou e afundou entre as dua Ilhas.
Na foto vê-se ao fundo o final da praia (Barra Grande)e as pedras à esquerda  que é caminho a Ponta do Exótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO