O referido navio foi construído em 1897 na Argentina e pertencia ao Lloydde Brasileiro e fazia a linha Rio de Janeiro a Santos, com escalas em Dois Rios (Ilha Grande), Paraty, Ubatuba, Villa Bela (Hoje Ilha Bela) e São Sebastião.
A escala em Dois Rios tinha como objetivo fazer o suprimento de gêneros e transporte de presos para a antiga Colônia Correcional Dois Rios (CCDR) criada em 1903. Por não possuir cais de atracação , as embarcações ficavam ao largo e as mercadorias e passageiros eram transportados até a praia por grandes canoas a remos (de 10 a 15 metros de comprimento por mais ou menos 1,5 m de largura) conduzidas pelos presos.
Numa dessas viagens, em 16-03-1927 o Navio estava ancorado junto as duas Ilhas da Enseada Dois Rios e como era de costume, descarregando mantimentos e transportando 34 presos . De repente a embarcação foi acossada por um violento temporal e acabou por encalhar jogado sobre as lajes por um forte Sudoeste . Apesar de todos os esforços para salvar a embarcação, na madrugada do dia 17 ela adernou e afundou causando a morte do seu Piloto e de um Taifeiro.
Fonte: Maurício Carvalho
WWW.naufragiosdobrasil.com.br
Esse é o local onde se encontra os destroços do Commandante Manoel Lourenço.Ele encalhou e afundou entre as dua Ilhas.
Na foto vê-se ao fundo o final da praia (Barra Grande)e as pedras à esquerda que é caminho a Ponta do Exótico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO