segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

1907-1908: Fernando de Noronha à Ilha Grande

1907


Presidente Afonso Pena – 1907-1909

Ministro da Justiça: Augusto Tavares de Lira

Os correcionais de Dois Rios trabalhavam nas seções administrativas, farmácia, enfermaria, almoxarifado, secretaria, portaria, cozinha, padaria e refeitório. Os demais eram divididos em turmas que trabalhavam nas oficinas de carpintaria, na lavoura, na horticultura, criações, pescaria, na construção civil, na conservação de ruas, na coleta de lixo, na oficina mecânica, serraria, ferragem, sapataria, alfaiataria.
Colônia Dois Rios
Poucos meses após a posse de Afonso Pena, em março de 1907, foi realizada uma grande reforma nas forças policiais do Distrito Federal. Procurou-se profissionalizar o trabalho dos novos comissários, que passaram a ser recrutados por meio de concursos. O chefe de polícia, nomeado pelo presidente da República, continuava com bastante poder na administração central e passava a ser auxiliado por três delegados, sendo que um deles assumia diretamente a responsabilidade pelo controle da Colônia Correcional de Dois Rios.

1908

Presidente Afonso Pena – 1907-1909

Ministro da Justiça: Augusto Tavares de Lira

A partir de 1908 a Colônia Correcional de Dois Rios (CCDR) consolidou-se definitivamente junto às forças policiais como prisão. Foi decretado um novo regulamento voltado para a reorganização da CCDR, estabelecendo regras rígidas para a vida administrativa da colônia. A CCDR estabeleceu-se como não havia sido possível nos períodos anteriores, recebendo maior número de funcionários especializados, verbas e uma regulamentação maior sobre castigos e benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO