Vista parcial da Colônia Dois Rios, vendo-se em destaque o Presídio inaugurado em 1942 com capacidade para 1000 presos. Era composta de 3 galerias, sendo que na 1ª destinava-se aos presidiários de bom comportamento. Para as atividades diárias, os presidiários eram divididos por turmas, por exemplo: turma da pesca, tombo da lenha (derrubavam árvores para abastecer os fornos da cozinha e padaria), limpeza e conservação externa da Colônia, horta, estábulo, carpintária, etc. Alguns poucos eram requisitados para trabalharem em casa de funcionários.
A rua que se observa na lateral direita do Presídio, servia de acesso a Usina Hidrelétrica (duas turbinas....que fim levaram? ela abastecia de energia a Colônia e o Abraão), a horta, cemitério, toca da cinza e a praia da Parnaióca.
A rua a esquerda dava acesso ao Batalhão da Polícia Militar, campo de futebol, cinema..Enfim cada cantinho da Colônia dá uma história que aos poucos vamos contando.
Interessante observar nessa foto, na rua à direita do presídio, a qual dá acesso à antiga "estrada" que levava à Parnaioca (hoje apenas uma trilha) e poder constatar que toda aquela área à direita da rua foi completamente tomada por uma densa vegetação e muitas das construções são apenas ruínas ocultas pela mata.
ResponderExcluirAli existia mais ou menos umas 5 casas. Será que foram todas demolidas?
ResponderExcluir