domingo, 27 de novembro de 2011

TV Brasil : Ilha Grande - Expedições







Apresento para os nossos leitores o vídeo do programa exibido pela TV Brasil em 08/11/2011. 


Vale a pena dar uma olhada, pois é uma produção feita com esmero  e apresentada por Paula Saldanha, uma conhecida e excelente profissional.


À partir do Abraão a equipe percorreu algumas das trilhas que acessam alguma praias da Ilha Grande, principalmente onde onde se encontram as ruínas do Lazareto, o hospital construído pelo Imperado D. Pedro II, as ruínas do antigo presídio, demolido no governo Brizola, que abrigou presos políticos famosos (ver no blog, presos famosos). Veja, também, as deslumbrantes imagens das praias de Dois Rios, Lopes Mendes e Caxadaço.


O vídeo dedica um capítulo especial sobre Dois Rios, mostra sua belíssima praia e faz a apresentação  dos novos administradores da Vila, o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável-CEADS.
Mostra uma entrevista com o nosso amigo e ex-funcionário do presídio, Lupércio de Albuquerque (Lula)além de imagens das casas da Vila em ruínas e das dificuldades enfrentadas pelos seus poucos  habitantes.


A desativação do presídio e a abertura da ilha para o turismo  afetou sua conservação, e com ameaças de degradação e descaracterização da  cultura caiçara.Tenta-se, hoje, reverter essa situação com ações de fiscalização, desenvolvimento do eco turismo e valorização da cultura local.


Apresentação: Paula Saldanha
Direção: Roberto Werneck




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO