domingo, 27 de novembro de 2011

TV Brasil : Ilha Grande - Expedições







Apresento para os nossos leitores o vídeo do programa exibido pela TV Brasil em 08/11/2011. 


Vale a pena dar uma olhada, pois é uma produção feita com esmero  e apresentada por Paula Saldanha, uma conhecida e excelente profissional.


À partir do Abraão a equipe percorreu algumas das trilhas que acessam alguma praias da Ilha Grande, principalmente onde onde se encontram as ruínas do Lazareto, o hospital construído pelo Imperado D. Pedro II, as ruínas do antigo presídio, demolido no governo Brizola, que abrigou presos políticos famosos (ver no blog, presos famosos). Veja, também, as deslumbrantes imagens das praias de Dois Rios, Lopes Mendes e Caxadaço.


O vídeo dedica um capítulo especial sobre Dois Rios, mostra sua belíssima praia e faz a apresentação  dos novos administradores da Vila, o Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável-CEADS.
Mostra uma entrevista com o nosso amigo e ex-funcionário do presídio, Lupércio de Albuquerque (Lula)além de imagens das casas da Vila em ruínas e das dificuldades enfrentadas pelos seus poucos  habitantes.


A desativação do presídio e a abertura da ilha para o turismo  afetou sua conservação, e com ameaças de degradação e descaracterização da  cultura caiçara.Tenta-se, hoje, reverter essa situação com ações de fiscalização, desenvolvimento do eco turismo e valorização da cultura local.


Apresentação: Paula Saldanha
Direção: Roberto Werneck




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Enseada das Estrelas (Saco do Céu)

A Enseada das Estrelas (Saco do Céu)  é cercada de morros que escondem a sua entrada. Ela é chamada de Enseada das Estrelas devido ao grande número de estrelas -do-mar existentes em suas águas rasas e tranquilas. Dizem que o céu refletido em suas águas, durante a noite, também originou o nome da enseada.

Por terra, pode ser visitada à partir do Abraão através de trilhas suaves. No local há um restaurante, alguns bares (botecos) e uma vila de casas






quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Filhos de ex-funcionários do presídio


1- Edson, (filho de João Chofer, motorista do presídio)
2-Nilo, filho de Tales (farmacêutico)
3-Felipe, filho do Catino e D. Aurora





Esta foto foi tirada em frente a casa do Sr  Euclides Claudino, pai do Edir,Cidinha, Leninha, em 1965, segundo informação do Felipinho (3)


Felipinho e Polaco obrigado pela ajuda.

Foto do acervo de Iara Nóbrega, neta do Tales da Nóbrega (farmacêutico)
Posted by Picasa

sábado, 19 de novembro de 2011

Barra grande

Barra Grande, junto com a Barra Pequena  banham um manguezal, que equilibra o ecossistema da região. Neste manguezal os peixes se procriam, nele existem algumas espécies da fauna e da flora. 
Posted by Picasa

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Freguesia de Santana


Posted by Picasa


A Freguesia de Santana foi a primeira vila fundada na Ilha Grande,até hoje o local ostenta a capela de Santana (1796), sendo reformada em 1813.
Possui uma linda praia com águas claras e tranquilas, ótima para banhos e prática de snorqueling.


Ver trilha para a Freguesia de Santana

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Filhos de ex-funcionários do presídio

Não sei precisar a data da foto, quem souber me informe, ok?

1-Vitor, filho do Tales (farmacêutico)
2-Elvira, filha do Tales (farmacêutico)
3-Neide, filha de Orlando() e D. Tata
4-Paulinho, irmão da Neide
5-Não identificado

FOTO DO ACERVO DE IARA NÓBREGA, NETA DO TALES (farmacêutico)
Posted by Picasa

sábado, 12 de novembro de 2011

Filhos de ex-funcionários do presídio

Ajudem-me a identificar o ano da foto. 1960?
Filhos de ex-funcionários:

1-Vitor, filho do Tales (farmacêutico) e D. Rosa
2-José Maria, filho de Luíz Silva (eletricista) e D. Mariana
3-Eduardo, filho do Gama
4-Benedito(Dito) , filho de Antonio Hermenegildo
5-Miltinho, filho de Milton (almoxarife) e D. Marcolina
6-Licurgo, filho de Tales (farmacêutico) e D. Rosa
7-Altamir, filho do Marcelino (sapateiro)
8-Dudu, filho de Geraldo Vilela  e D. Lourdes

FOTO PERTENCENTE AO ACERVO DE IARA NÓBREGA, NETA DO TALES (farmacêutico)

Posted by Picasa

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Praia das Palmas-Ilha Grande

Posted by Picasa


Como em Dois Rios aqui, neste cenário paradisíaco, existiram fazendas que utilizavam mão-de-obra escrava no cultivo da cana de açúcar e do café. Ainda existe sinais daquela época na forma de ruínas das Casas de fazenda. Este local foi, no século XIX, um dos mais habitados da Ilha Grande.
A área é propícia para pesca miúda e de arrastão, sendo constante a presença de currais de peixes, preparados pelos moradores, na maioria pescadores.



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Recordação de viagem

A foto registra o encontro de nossa contemporânea Catarina Drumond,  com o nosso amigo e ex-funcionário Lupércio-Lula , hoje aposentado, optou em continuar vivendo em Dois Rios.
Catarina morou em Dois Rios na década de 1950, hoje casada, mãe e avó, residindo no Rio de Janeiro, é filha de Júlio de Castilho, que trabalhava  no estábulo, na época.
O Júlio de Castilho era irmão do José de Castilho, que foi casado com a dona Amabília, a chefe da agências dos Correios em Dois Rios e mãe do saudoso Bagé , nosso contemporâneo.


A foto pertence ao acervo de Catarina e produzida em 12/09/2011, quando ela esteve em Dois Rios.





Posted by Picasa

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aniversário do nosso Blog. Segundo ano!


Transcrevo abaixo texto do E-Mail recebido do meu amigo e contemporâneo Oli Demutti Moura, O Polaco, a quem agradeço as palavras de incentivo.


Polaco é filho do Ex-funcionário do presídio , Ivo Moura e Célia Demutti Moura


Eis o texto:

Contemporâneas e contemporâneos de Dois Rios,
No mês de outubro  próximo passado , o blog do Toinho completou 2 (dois) anos que está na rede mundial de computadores.
Por intermédio dessa feliz iniciativa do nosso querido Toinho foi possível nos reencontrarmos, sendo que muitos de nós não mantínhamos contato há mais de 50 anos. Redescobrimos-nos ainda na atual existência, visto que maior parte desses contemporâneos (as) já passou da barreira dos 60 (sessenta) anos. Graças a Deus, o Toinho foi iluminado ao decidir colocar na Internet, por iniciativa própria, as notícias da nossa saudosa vila de Dois Rios. Com isso, grande número de filhos (as) e netos (as) de ex-funcionários daquela colônia penal está conectado. Ainda faltam muitos a serem descobertos. Mas, aos poucos, vão chegando, pelos benefícios dessa fantástica estrada das comunicações: a Internet.  
Por esse motivo, de avantajado significado, nada mais justo do que enviarmos ao nosso prezado amigo Toinho os merecidos parabéns pela elaboração e competente manutenção do referido blog, sempre postando novidades de Dois Rios.
Abraços.
Polaco.

sábado, 5 de novembro de 2011

Segundo aniversário do nosso BLOG

Posted by PicasaNo mês passado, 18/10/2011, comemoramos o   (2º) aniversário do nosso Blog que  continua "achando" antigos companheiros de infância, vivida na nossa querida Colônia de Dois Rios e, claro, incorporando novos amigos, amantes da Ilha Grande e que passaram a conhecer a história do presídio, principalmente no período de 1942 a 1964, o qual consideramos o mais importante da instituição.

 Espero  que com a leitura do nosso modesto Blog os  historiadores conheçam  mais sobre esse período no qual se tentou  implantar um sistema prisional mais humano, voltado para o trabalho produtivo de uma colônia agrícola, deixando de lado a antiga Colônia Correcional Dois Rios, de triste memória.
A revolução de 1964  praticamente acabou com o sistema prisional adotado , quando para lá foram enviados presos políticos e elementos das famigeradas falanges.

Aproveito para agradecer a todos  que, de alguma maneira, nos ajudaram a a manter viva a nossa história, nos enviando fotos, depoimentos, crônicas, imagens atuais, etc. 


Veja a primeira publicação do nosso despretensioso Blog, enviada por Sérgio Demutti, amigo e filho de ex-servidor do presídio, Oli Demutti.




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Duas fotos, DUAS ÉPOCAS




DUAS FOTOS, DUAS ÉPOCAS

Fotos e comentários de Oli Demutti Moura ( Polaco). nosso contemporâneo e colaborador.


Foto produzida em 1942. Da esquerda para a direita: Polaco, Ivo Moura (meu pai) e Zeli (minha irmã).Ao fundo as duas montanhas e o presídio da Colônia Agrícola do Distrito Federal, recém inaugurado, para abrigar presos vindos de Fernando de Noronha.



Foto produzida em 12/09/2011, por Catarina Drumond, filha de Júlio de Castilho ex-funcionário do presídio. As duas montanhas continuam no mesmo lugar. Só vemos uma pequena parte do presídio, implodido em 1994 , no segundo governo de Leonel Brizola. Com a implosão, parte da história do presídio de Dois Rios foi enterrada. Lamentável ! Entre as duas imagens, transcorreram 69 anos.

 

Filhas de ex-funcionários

Léa (1), filha de Tales (farmacêutico) e
Maria das Graças (2) , filha de Walter Ramuz (Tec. Adm.). Foto de 1963 tirada na praia da Vila do  Abraão


Foto de 1963, pertencente ao acervo de Iara, neta de Tales