quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Madame Satã uma lenda

Madame Satâ

João Francisco dos Santos, nasceu em 1900na cidade de Glória de Goitá em Pernambuco, passou a maior parte de sua vida nas ruas do Rio de Janeiro onde chegou em 1907 e foi morar na rua Moraes e Vale, 27, no largo da Lapa. Ficou célebre  no meio da malandragem  da Lapa , conhecido como valentão, artista, homossexual, carnavalesco e exímio capoeirista.. Até 1923  foi  cozinheiro, profissão que o ajudou na prisão  pois muitas das vezes era requisitado para exercê-la nas casas dos funcionários da Colônia de Dois Rios, principalmente na do Diretor do presídio.
João Francisco  ficou conhecido como Madame Satã, apelido que ganhou em 1938 no Bloco Caçador de Veados.  Nos anos 40 saiu de Madame Satã,  que lhe valeu o título de Rainha do Carnaval por três vezes.

.Ao longo de seus 76 anos de vida, passou   27 preso ,  sendo grande parte em Dois Rios,  na Ilha Grande.  Em 3/5/1965 ganhou a liberdade, mas continuou morando na Ilha Grande, mais precisamente no Abraão, porque poderia viver mais tranquilamente e sem perseguições
Sua fama de briguento começou quando tinha 28 anos.Na esquina das ruas do Lavradio com a avenida Mem de Sá deram um tiro num guarda civil e o mataram e a culpa recaiu sobre Satã que estava dentro de um bar . Ficou claro que quem matou foi o Satã que condenado a 26 anos  foi  levado para o Depósito de Presos e daí para a Casa de Correção.
Certa vez foi acusado de ter matado o falecido compositor Geraldo Pereira com um soco. Conta ele que estava sentado no restaurante Capela na Lapa quando Geraldo Pereira chegou com sua amante e pediu dois chopes sentando-se ao lado de Satã.
Em um determinado momento ocorreu uma discussão  por causa da troca dos copos de chopes e o tempo esquentou. Geraldo disse uma porção de desaforos e palavras obscenas para Satã que perdeu a paciência e deu um soco nele que caiu batendo a cabeça no meio-fio   e morreu.
Satã respondeu a 29 processos sendo três por homicídio e alguma dezenas por agressões.
 Segundo ele nunca brigou com paisano, mas com policia sim.que já chegava batendo nas pessoas de maneira covarde e muitas das vezes ele  levantava e pedia a eles pra não fazer isso. Eles achavam que Satâ estava conspirando contra eles, então o pau comia.
Satã foi amicíssimo do Chico Alves, fez muitas serenatas com ele, Noel Rosa, Orlando Silva, Vicente Celestino.


Satã casou com 34 anos e teve seis filhos de criação. Uma das filha de Satã foi criada pelo Capitão Mostardeiro que com a morte do Coronel Nestor Veríssimo assumiu como diretor da Colônia Agrícola do Distrito Federal (1946).


Madame Satã faleceu em 11/04/1976 e foi sepultado na Vila do Abraão,

REMINISCÊNCIAS DE INFÂNCIA DO BLOGUEIRO:

Lembro-me da figura de Satã, na prisão lá pelos lá pelos idos de 47, tinha na época 11 anos. O cubículo de Satã no presídio ficava na 1ª galeria onde normalmente ficavam os presos de bom comportamento e alguns homossexuais. Satã era respeitado pelos companheiros de prisão e querido por toda comunidade da Colônia Dois Rios, não pela sua condição e fama de valente e sim pela sua maneira cordial no tratamento com as pessoas. Das 7 às 17 horas trabalhava fora do presídio, nas casas de alguns funcionários, privilégio de poucos presos de bom comportamento.




Fonte:

1- Entrevista ao jornal "O Pasquim" em 1971.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO