sábado, 8 de janeiro de 2011

O Sobrenatural, crônica de Elane Rangel

O SOBRENATURAL

* Elane Rangel, poeta e cronista

Por esses rincões afora, da imensa nação brasileira, ouvem-se, aqui e ali, histórias que dão conta de aparição de fantasmas, de almas do outro mundo, como eles dizem.
São histórias, muitas vezes, fantasiosas, fruto da imaginação popular, que fazem com que, os mais impressionados, vejam coisas que não são verdadeiras e acreditem que são.
São miragens, imagens distorcidas que, pela incidência de reflexos luminosos e outros efeitos naturais, dão falsa ilusão de extra-reais, o que os levam a pensar em fantasmas.
Entretanto, isso não invalida a veracidade de muitas destas histórias que, de fato, são reais.
Em Dois Rios, na Ilha Grande, contavam, os mais velhos, casos de acontecimentos sobrenaturais e afirmavam serem verídicos, inclusive com testemunhos de outras pessoas, que também presenciaram tais fenômenos.
Eu mesmo passei por uma dessas experiências, por mais de uma vez.
Na casa nº 1 da rua Amazonas, onde morei, conhecida como a “esquina do seu Euclides”, eu presenciei, por duas vezes, a aparição de uma menina, que aparentava ter de 15 a 16 anos de idade, toda vestida de branco, de cima embaixo, trazendo às costas uma espécie de trouxa, também branca.
Casa na rua Amazonas igual a citada na crônica, hoje em ruínas
Essa estranha figura vinha sempre precedida de um estalo na janela de frente da casa, logo após, ela surgia, atravessando a sala e o corredor, para desaparecer no quarto do meio.
Essa mesma visão foi descrita por minha mãe e por meu irmão mais velho.
Fatos estranhos já haviam sido presenciados e narrados por pessoas que, anteriormente, moravam nessa mesma casa. Unânimes, afirmavam já terem visto ou ouvido manifestações sobrenaturais.
São casos pitorescos, por vezes, hilariantes, mas são sérios e reais.
São histórias narradas, quase sempre pelos mais velhos, os mais antigos no lugar, que afirmam ter conhecimento de tais fatos e com experiências próprias.
Uns acreditam, outros não. A verdade é que esses casos sobrenaturais ocorrem, não sabemos como, porque e nem para quê. Mas que existem, existem!
 filho de Octavio Macedo Rangel, destacado funcionário de Dois Rios.

*Elane Rangel é nosso contemporâneo e filho de Octavio Macedo Rangel, destacado funcionário do antigo presídio de Dois Rios..

Foto de Juarez Gustavo Amorim de Alagão, amigo e colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO