Foto tirada do pequeno cemitério da Colõnia de Dois Rios. O local dessa foto foi sugerida por mim ao amigo Juarez de Alagão quando de suas andança pela Ilha Grande. Desse ponto era possível uma vista linda de toda Colônia Dois Rios, mas com o abandono em que se encontra o cemitério, intensa vegetação nos impede de visualizá-la. Mesmo assim a foto é linda e podemos ver no centro, o morro da antiga capela, as palmeiras imperiais da alameda de chegada à Colõnia. À direita já no final da crista do morro o encontro da Barra Pequena com o mar. Foto cedida por Juarez Gustavo de Alagão, colaborador de nosso Blog. |
Este é um blog despretensioso onde quero registrar, entre outras, o meu amor pela Colônia de Dois Rios. Sou filho de antigo funcionário do Presídio que deseja manter viva a história de Dois Rios, desde quando era uma fazenda de café até a instalação de presídios. Quero mostrar como vivia a comunidade formada por funcionários e seus familiares, postando imagens antigas, depoimentos, documentos e mostrando a situação da Colônia, hoje.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Paisagem da Colônia Dois Rios
sábado, 27 de novembro de 2010
A caminho do Caxadaço
Praia de Dois Rios vista da trilha para a praia do Caxadaço. No final da praia à esquerda o encontro da Barra Grande, um dos rios da Colônia, com o mar. |
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Provetá – Ilha Grande
Provetá é um ponto de passagem para a conhecida e badalada Praia do Aventureiro,a jóia desta parte da ilha.
É fácil, mas não estranhe, se encontrar pessoas nadando de roupa. Eles respeitam com muita cordialidade os visitantes e esperam o mesmo deles.
Partindo de Angra dos Reis (local mais proprício para se chegar a Provetá), há barcos que partem do Cais Santa Luzia (principal cais em Angra), com destino à Provetá.
O percurso Angra/Provetá não tem linha marítima afixadas (como em Abraão), as traineiras de pesca fazem este percurso diariamente e, desembarcam no cais Santa Luzia, regressando à Provetá entre 9 às 14 horas.
A travessia entre Angra/ Provetá é, concluída após 2 horas de viagem atravessando toda a bahia da Ilha Grande. Dentre várias e belas atrações nesta viajem, podemos avistar as ilhas: Botinas (cartão postal de Angra dos Reis), dos Porcos ( do cirurgião plástico Ivo Pitanguy), Gipóia (segunda maior ilha de Angra) e dos Meros (em frente a vila de Provetá).
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Família Garcia Demutti - 1953
Fotografia produzida em 1953, em Dois Rios, vendo-se a senhora Octacília Garcia Demutti, aos 77 anos, apelido de dona Cequi, tendo ao lado o seu neto, Amyrton, com 17 anos, em frente da casa onde residia, juntamente com os filhos Antônio Rozendo Demutti (o maestro) e Mocinha Garcia Demutti (a professora). Dona Cequi também era mãe de Olí Garcia Demutti (casado com a dona Edonée) e Célia Demutti Moura (casada com Ivo Moura, o pai do Polaco). A dona Cequi faleceu em 22/02/1955, uma segunda-feira de Carnaval, cujas festividades no Cassino foram suspensas por ordem do diretor, Joaquim Carlos de Mello, em respeito à família Garcia Demutti. O seu sepultamento foi no pequeno cemitério da Vila com o comparecimento de todos os funcionários do presídio, (Colônia Agrícola do Distrito Federal -CADF)
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
domingo, 7 de novembro de 2010
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
A velha caixa d'agua
Antiga caixa d!agua que abastece a Colônia Dois Rios. A água pura e cristalina, que não precisa de tratamento, é captada da "represa"que impulsionava, também, a turbina da usina hidrelétrica. |
Placa existente no local marcando a inauguração do sistema de captação de água, durante a administração do Dr. D. Bernardes. A foto nos remete ao ano de 1908, mas não conseguimos identificar o nome do administrador.
Fotos do amigo Juarez de Alagão a quem agradecemos.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
COMUNIDADE DOIS RIOS-ILHA GRANDE-PRESÍDIO
Nossa Comunidade tem como objetivo manter a história da Colônia de Dois Rios, reunindo filhos, descendentes e amigos de antigos funcionários do Presídio. Incluem-se, também, os apaixonados pela Ilha Grande que lutam pela sua preservação e conhecem ou pretendem conhecer a nossa querida Dois Rios.
ENTRE E FAÇA PARTE ! ORKUT
ENTRE E FAÇA PARTE ! ORKUT
Assinar:
Postagens (Atom)