quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Página Virada - Crônica de Elane Rangel

Posted by PicasaMais uma bela crônica de Elane Rangel, essa  de maneira triste e nostálgica. Tem razão, Dois Rios que sempre esteve ligada a opressão e a aventura, como trabalho escravo na fazenda, esconderijo de piratas, presídios   caminha para uma nova fase de seu destino 

sábado, 17 de setembro de 2011

Barra Grande-Dois Rios - Ilha Grande


Em Dois Rios você sente a  exuberância da natureza, aqui ela se mostra refletida no espelho d'água,  formado pelas águas tranquilas  da Barra Grande.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Festejos de Momo entre os presidiários

A foto nos remete a um carnaval no inicio da década de 50 ,mostrando um bloco carnavalesco formado  por 
presidiários, fato comum na época quando se permitia que presos de comportamento exemplar participassem de alguns eventos festivos na comunidade, como o o corrido  no desfile de 7 de setembro de 1945.
Na foto, os três fantasiados, são presidiários sendo que o da direita é  o "Carmem Miranda" conhecido travesti da Lapa e companheiro do famoso Madame Satã.. Ao fundo, alguns garotos da comunidade acompanham o desfile.


O bloco era acompanhado por uma pequena orquestra, formada por presos, que animava, também, os bailes carnavalescos que aconteciam no clube dos funcionários (Cassino)

A foto pertence ao acervo de Jadir Vieira da Silva, meu primo, filho do antigo funcionário Péricles Moreira da Silva. Jadir se identifica, não tem certeza, com o garoto que aparece com um outro de chapéu de palha à direita da foto. Será ?
Posted by Picasa

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vila do Abraão em P&B

Linda foto em P&B da Vila do Abraão tirada no alto da  estrada (conhecida como curva da morte) que liga essa Vila à Colônia de Dois Rios

Foto de Cauê Rangel
Posted by Picasa

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Praia de Dois Rios

Posted by PicasaPraia de Dois Rios e a Barra Pequena ao fundo. Areia branca, mata exuberante e água cristalina, isto é a praia de Dois Rios, uma das jóias da Ilha Grande.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dois Rios,Lugar de se Viver

Nesse belo poema de exaltação a nossa querida Colônia Dois Rios ,o  nosso amigo e contemporâneo Elane Rangel demonstra toda a sua melancolia  ao ver a outrora e bem cuidada Vila, hoje em completo abandono, caminhando para um fim realmente melancólico .


* Elane Rangel viveu grande parte de sua adolescência na Colônia Dois Rios e é filho de Octávio Rangel antigo funcionário do presídio.



Posted by Picasa

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O abastecimento d'Água na Colõnia Dois Rios.

 Interior da antiga caixa d'água que abastecia e ainda abastece a Vila de Dois Rios. A água é captada da antiga represa , construída em 1908, que era usada, também, para movimentar a turbina da velha usina hidrelétrica que hoje já não mais existe.
Observando a foto nota-se que o aspecto no interior do reservatório não é dos melhores,  ficando evidente a falta de manutenção. A água que o  abastece  é pura e cristalina não necessitando de tratamento químico.
Alguns me preguntam se durante a existência do presídio não havia preocupação, por parte da direção com o abastecimento d'agua para a Vila, visto que esse era um ponto vulnerável e que poderia servir de atos de sabotagem por parte dos presos,  pois  muitos deles viviam soltos no cumprimento de suas tarefas próprias de uma colônia agrícola. . Eu, sinceramente, no meu tempo de garoto, nunca ouvi  comentários nesse sentido..

A caixa d'água  fica no alto do morro e oferece uma linda vista da  Colônia  e a Enseada de Dois Rios.


Foto de Juarez Gustavo de Alagão nosso amigo e colaborador.



Posted by Picasa