Este é um blog despretensioso onde quero registrar, entre outras, o meu amor pela Colônia de Dois Rios. Sou filho de antigo funcionário do Presídio que deseja manter viva a história de Dois Rios, desde quando era uma fazenda de café até a instalação de presídios. Quero mostrar como vivia a comunidade formada por funcionários e seus familiares, postando imagens antigas, depoimentos, documentos e mostrando a situação da Colônia, hoje.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Casa de funcionário sendo destruída pelo tempo !
Casa de funcionário sendo destruída pelo tempo. Essa residência faz parte de um conjunto de casas que foram preservadas durante a reconstrução da nova Vila Dois Rios em 1942, provavelmente são construções do inicio do século 20. Ver localização na planta baixa. talvez casa 4. FOTO DE MARIANE KANEGAE |
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Praia de Provetá-Ilha Grande
Provetá é uma bela praia habitada, na sua maioria, por evangélicos . Conheça a história da comunidade.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Bico do Papagaio-Ilha Grande
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Memória fotográfica: Carnaval em Fernando de Noronha
A foto nos remete ao ano de 1941 durante o Carnaval, festa sempre muita animada na Vila dos Remédios, pois recebia a influência sempre animadíssima do Carnaval pernambucano. A participação dos funcionários do presídio de Noronha e de seus familiares era sempre muito presente, confira nessa outra postagem.
NA FOTO:
À esquerda:
Minha prima Deise, filha de Garcez e Ivone. Garcez era funcionário da Italcable, uma empresa italiana que operava no campo dos serviços de telecomunicações por meio da cabos submarinos transatlânticos.
Ao centro:
O blogueiro aqui, Toinho, filho de Milton Pereira de Souza (almoxarife do presídio) e de Marcolina Vieira de Souza.
À direita:
Minha prima Iluska, filha de Milton Castanha, funcionário do presídio, e de Cleonice ( filha de Eduardo Lins , funcionário do presídio).
Cleonice viria a ser funcionária da Colônia Agrícola do Distrito Federal em 1952, após a morte de seu marido. Em outra ocasião voltarei a fazer referência a Cleonice (Nicinha), pelo seu importante desempenho no presídio da Ilha Grande.
Foto do acervo de Antonio P S Neto (Toinho)
domingo, 14 de agosto de 2011
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Casa de funcionários-Júlio de Castilho
Casa do funcionário Júlio de Castilho é a de Nº 66 localizada na planta baixa da Vila de Dois Rios bem ao lado do presídio seguindo o caminho para a Parnaióca. Júlio de Castilho é pai de nossa contemporânea Catarina Drumond e era responsável pelo Estábulo, localizado no fundo do presídio e próximo à sua residência. |
sábado, 6 de agosto de 2011
Ilha Grande, uma das 7 maravilhas do Rio.
"A Ilha Grande, recentemente eleita uma das 7 Maravilhas do Rio em votação organizada pelos jornais O Globo, Extra, Expresso e pelo Globo Online, é um lugar onde as belezas naturais se confundem com a riqueza histórica, criando um contexto único e fascinante. Terceira maior ilha do Brasil, seu tamanho imponente enganou os descobridores portugueses, sob o comando do navegador Gonçalo Coelho em 06 de janeiro de 1502, que a julgaram como parte do continente. Esta imponência, até hoje, causa perplexidade em seus visitantes de primeira viagem e fascínio nos que já conhecem o lugar, mas que sempre são surpreendidos a cada reencontro.
Muitas são as praias, a maioria com vocação paradisíaca, que abrem as portas de um ecossistema de importantíssima diversidade biológica. Algumas dessas praias são sedes de antigos povoados que, cada um a seu modo, contribuem para a riqueza cultural da ilha. Destacam-se entre esses povoados o Abraão, espécie de capital da Ilha Grande e sede de diversos eventos importantes como o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, a Praia Grande de Araçatiba, onde acontece o tradicional Festival do Mexilhão, a Praia do Aventureiro, onde está localizada uma importante reserva biológica, e a comunidade do Provetá, um dos maiores povoados da ilha onde a tradição evangélica é reconhecida nacionalmente. Outro povoado de suma importância histórica é a comunidade de Dois Rios, local que abrigou durante muito tempo a Colônia Penal de Dois Rios, o famoso presídio da Ilha Grande."
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Residências dos antigos funcionários........destruição.
Veja o estado de destruição que se encontra essa casa, pelo modelo é um dos bangalôs construídos em 1940 junto com o novo presídio. É lamentável que todo um patrimônio, construído com o dinheiro do povo ,esteja sendo consumido pelo tempo. Será que o presídio foi demolido por simples revanchismo político? Decididamente revanchismo não é um aliado da democracia. Foto de Mariane Kanegae |
Assinar:
Postagens (Atom)