quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Praia de Dois Rios-Ilha Grande

 Praia de Dois Rios e uma porção de Mata Atlântica que se apresenta como se estivesse abraçando-a.

Local de rara beleza natural que tivemos o
 orgulho e o privilégio de termos vivido durante parte de nossa infância.
Posted by Picasa

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Casa de funcionário sendo destruída pelo tempo !

Casa de funcionário  sendo destruída pelo tempo. Essa residência  faz parte de  um conjunto de casas que foram  preservadas durante  a reconstrução da nova Vila Dois Rios em 1942, provavelmente são construções do inicio  do  século 20.

Ver  localização na planta baixa. talvez casa 4.

FOTO DE MARIANE KANEGAE

Posted by Picasa

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Praia de Provetá-Ilha Grande


Provetá  é uma bela praia habitada, na sua maioria, por evangélicos . Conheça a história da comunidade.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bico do Papagaio-Ilha Grande


Posted by Picasa
Com 982 metros, é o segundo ponto mais alto de Ilha Grande - perde apenas para o Pico Pedra D'Água (1080 metros). Para chegar aqui, são 11 quilômetros de caminhada em terreno íngreme, com duração média de sete horas (ida e volta) a partir do Abraão.
  É uma caminhada recomendada para quem tem disposição e muito fôlego.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Memória fotográfica: Carnaval em Fernando de Noronha




A foto nos remete ao ano de 1941 durante o Carnaval, festa sempre muita animada na Vila dos Remédios, pois recebia a influência sempre animadíssima do Carnaval pernambucano. A participação dos funcionários do presídio de Noronha  e de seus familiares era sempre muito presente, confira nessa outra postagem.



NA FOTO:

À esquerda:

Minha prima Deise, filha de Garcez e Ivone. Garcez era funcionário da Italcable, uma empresa italiana que            operava no campo dos serviços de telecomunicações por meio da cabos submarinos transatlânticos.



Ao centro: 

O blogueiro aqui, Toinho, filho de Milton Pereira de Souza (almoxarife do presídio) e de Marcolina Vieira de Souza.



À direita:
Minha prima Iluska, filha de Milton Castanha, funcionário do presídio, e de Cleonice ( filha de Eduardo Lins , funcionário do presídio).
Cleonice viria a ser funcionária da Colônia Agrícola do Distrito Federal em 1952, após a morte de seu marido. Em outra ocasião voltarei a fazer referência a Cleonice (Nicinha), pelo seu importante desempenho no presídio da Ilha Grande.


Foto do acervo de Antonio P S Neto (Toinho)

domingo, 14 de agosto de 2011

Caxadaço - Ilha Grande

Caxadaço-Foto de 1960, tirada por mim, durante uma pescaria em companhia de Sandor, meu saudoso primo.
Posted by Picasa

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Casa de funcionários-Júlio de Castilho

Casa do funcionário  Júlio de Castilho  é a de Nº 66 localizada na planta baixa da Vila de Dois Rios bem ao lado do presídio seguindo o caminho para a Parnaióca.
Júlio de Castilho é pai de nossa contemporânea Catarina Drumond e era responsável pelo Estábulo, localizado no fundo  do presídio e próximo à sua residência.

Posted by Picasa

sábado, 6 de agosto de 2011

Ilha Grande, uma das 7 maravilhas do Rio.


"A Ilha Grande, recentemente eleita uma das 7 Maravilhas do Rio em votação organizada pelos jornais O Globo, Extra, Expresso e pelo Globo Online, é um lugar onde as belezas naturais se confundem com a riqueza histórica, criando um contexto único e fascinante. Terceira maior ilha do Brasil, seu tamanho imponente enganou os descobridores portugueses, sob o comando do navegador Gonçalo Coelho em 06 de janeiro de 1502, que a julgaram como parte do continente. Esta imponência, até hoje, causa perplexidade em seus visitantes de primeira viagem e fascínio nos que já conhecem o lugar, mas que sempre são surpreendidos a cada reencontro.
Muitas são as praias, a maioria com vocação paradisíaca, que abrem as portas de um ecossistema de importantíssima diversidade biológica. Algumas dessas praias são sedes de antigos povoados que, cada um a seu modo, contribuem para a riqueza cultural da ilha. Destacam-se entre esses povoados o Abraão, espécie de capital da Ilha Grande e sede de diversos eventos importantes como o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, a Praia Grande de Araçatiba, onde acontece o tradicional Festival do Mexilhão, a Praia do Aventureiro, onde está localizada uma importante reserva biológica, e a comunidade do Provetá, um dos maiores povoados da ilha onde a tradição evangélica é reconhecida nacionalmente. Outro povoado de suma importância histórica é a comunidade de Dois Rios, local que abrigou durante muito tempo a Colônia Penal de Dois Rios, o famoso presídio da Ilha Grande." 

Texto transcrito de "História da Ilha Grande" em 2007, do site Angra Cultural veja mais






terça-feira, 2 de agosto de 2011

Residências dos antigos funcionários........destruição.

Veja o estado de destruição que  se  encontra essa casa, pelo modelo é um dos bangalôs construídos em 1940 junto com o novo presídio. É lamentável que todo um patrimônio, construído com o dinheiro do povo ,esteja sendo consumido pelo tempo. Será que o presídio foi demolido por simples revanchismo político? Decididamente revanchismo não é um aliado da democracia. 


Foto de Mariane Kanegae
Posted by Picasa