domingo, 18 de dezembro de 2011

Maria Farinha, caranguejinho esperto.




  Como curiosidade estou postando uma foto de um caranguejinho branco, que corre velozmente pelas areias brancas e finas da praia, capaz de, escondendo-se rapidamente em buracos, simplesmente desaparecem  de nossas vistas. Ele é encontrado em quase todas as praias da Ilha Grande. 
Foto de uma Maria Farinha nas areias da praia de Dois Rios
Este se mantém distante da água, fazendo seus buracos utilizando as “pinças”, patas que auxiliam como escavadeiras e transportadora de areia, sua alimentação é composta de microorganismos marinhos. Estes e outros crustáceos são encontrados no ambiente Flúvio-marinho e variam quanto sua forma, tamanho, gênero e espécie.  Também são conhecidos pelos nomes de Caranguejo-Fantasma, Espia-Maré, Caranguejo-da-Areia, Siri-Branco ou Caranguejo-Branco-da-Areia.
Ariscos e sempre atentos a qualquer movimento estranho e por ter a mesma coloração da areia, esses "moradores da praia de Dois Rios" conseguem despistar as pessoas que chegam até ela.. O mimetismo é a capacidade de camuflagem que algumas espécies de animais possuem, servindo de proteção e ajudando-os a se livrar dos predadores.
O Maria-Farinha é uma espécie útil como bioindicadora, ou seja, sua presença é uma ferramenta para análise de impactos ambientais do ecossistema. A frequência deste crustáceo indica que a praia é limpa e totalmente despoluída. 
Lembro-me que uma das brincadeiras da criançada à época do presídio era correr atrás da Maria Farinha, que geralmente levava sempre a melhor, aplicando aos perseguidores,  dribles  desconcertantes....

Um comentário:

  1. Bem,como picava.Tirava sangue.Tinha nas aguas do mar água-viva,siris onde sempre era picada e com isso acabava a praia. Ia chorando pois os siris eram carnívoros. tirava pedaço.Tinha muito do rio do lado da Casa de Visitas onde as vezes íamos almoçar com visitas.saudades.Alguém com fotos do tempo do meu paizinho Francisco Lobo de medeiros? saudades pai,,,

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO